5ª Edição
facebook instagram
oradores
Os oradores selecionados são especialistas. Todos partilham e partilharão conhecimento prático, na primeira pessoa, de forma interessante e dinâmica.
São pessoas que nas suas vidas demonstram enorme capacidade de lidar com a mudança, gosto em aprender coisas novas e que preservam um equilíbrio mental em situações desconhecidas.
Oradores conscientes, competentes, comprometidos e criativos, capazes de inspirar, capacitar e fazer os jovens acreditarem que também eles podem fazer acontecer, que “… não são o futuro, são o presente, o agora” como afirmou o Papa Francisco nas JMJ no Panamá.
Ilustração 2
Ana Brito Vaz
Ana Brito Vaz

Amigos à mão

Os Amigos à Mão são uma organização da Paróquia de Cascais destinada a ajudar as famílias em dificuldades. Fundado em 2011, este grupo é composto apenas por voluntários e dinamiza uma vasta rede de pessoas que querem ajudar quem mais precisa, através de projetos que procuram responder a necessidades concretas na área da alimentação, saúde e educação. Os Amigos à Mão não trabalham diretamente com as famílias carenciadas mas através das muitas instituições da rede social de Cascais.

João Garcia
João Garcia

Sobreviver e Aprender

Natural de Cascais, João é ex-aluno da Escola Básica e Secundária da Cidadela. Licenciado em Gestão de Recursos Humanos, atualmente desempenha o cargo de Junior Talent Acquisition Specialist. Para além do seu trabalho, é um defensor ativo da saúde mental, empenhado em normalizar a conversa sobre problemas psicológicos. Ao partilhar os seus próprios desafios com ansiedade e depressão, procura acabar com o estigma associado e inspirar outros a abrirem-se e encontrarem apoio mútuo.

Joana Dâmaso
Joana Dâmaso

O poder das (não) decisões

Aos 18 anos a Joana tinha o sonho de ser médica. A média trocou-lhe as voltas e, por apenas umas décimas, não conseguiu entrar no curso de Medicina. Decidiu então dar início àquele que seria o seu gap year "improvisado". Entre trabalhos aleatórios, uma viagem sozinha pela Europa e uma experiência de voluntariado internacional em Cabo Verde, a Joana percebeu que que aquilo que mais a apaixonava eram as pessoas. Foi assim que, após o seu gap year, acabou por ingressar e concluir o curso de Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa. Hoje em dia, é a Presidente da Associação Gap Year Portugal e luta todos os dias para que mais jovens, tal como ela, saiam da sua zona de conforto, desenvolvam novas skills e descubram o que realmente as/os move.

Diana Durães
Diana Durães

Da piscina ao pódio: resiliência e dedicação

Diana Durães começou a praticar natação com 6 anos, de forma recreativa, e aos 14 anos começou a levar a sério a modalidade, após a abertura do Centro de Alto Rendimento em Coimbra – Montemor-o-Velho. A nadadora ingressou no Benfica em 2016. Em  2017, bateu o recorde nacional absoluto dos 400 livres (4.10,07 minutos). Em 2018, conquistou o bronze nos 400 metros livres e bateu o recorde nacional absoluto nos Jogos do Mediterrâneo, em Tarragona. Tornou-se na primeira portuguesa a conseguir os mínimos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na distância de 1500 metros livres, a 4 de abril de 2019. Nessa altura, lesionou-se e esteve dois meses a nadar só com um braço, para chegar a 2020 ao melhor nível possível.

Rita Piçarra
Rita Piçarra

Literacia Financeira

Rita Piçarra deixou de trabalhar aos 44 anos, altura em que alcançou a independência financeira. Durante uma carreira de mais de duas décadas, desempenhou diversas funções de liderança em multinacionais, nomeadamente na Deloitte e na Microsoft. A que lhe deu mais visibilidade e prestígio foi a de diretora financeira (CFO) na Microsoft Portugal, função que desempenhava quando se despediu do mundo corporativo. Os vários objetivos que delineou para a carreira levaram-na a viver e a trabalhar em vários países, como Espanha, Brasil, França e Estados Unidos. Fora do escritório, Rita Piçarra é uma apaixonada pelo mar e por viagens. Hoje, dedica-se à família, aos amigos e aos passatempos que a apaixonam, como o surf e o skate. Com o objetivo de inspirar os outros, a gestora tem sido convidada para partilhar a sua experiência em várias palestras.

João Correia
João Correia

Tubarões Voadores, Melgas e Rock & Roll

João Correia nadou com tubarões nas Bahamas, instalou os dois primeiros tubarões no Jardim Zoológico de Lisboa e foi o responsável pela captura e transporte de todos os animais do Oceanário de Lisboa. Empreendedor por vocação desde miúdo, agarrou um sonho com unhas e dentes e não deixou que a vida o fizesse perdê-lo de vista. Desde que abriu a Flying Sharks, nunca mais conseguiu prever o que o dia seguinte lhe traria, e a experiência permitiu-lhe elevar a arte portuguesa do «desenrasca» a uma quase ciência. Deste percurso, retirou lições e soube aprender com os erros, levantar-se depois de cada fracasso e criar uma filosofia de vida que lhe permite encarar cada dia com a expectativa e o sentido de possibilidades que fazem dele um professor, um empresário e um ser humano curioso, incansável e sempre aberto ao futuro.

Assunção Cruz
Assunção Cruz

 Semear - terra de oportunidades

 

 

Fábio Anjos
Fábio Anjos

Tempo de (Re)Começar

Fábio Anjos tem como lema de vida: nunca é tarde para (re)começar… Com um percurso escolar com altos e baixos, é licenciado e mestre em Educação Social. Com uma atitude positiva, lutadora e desafiadora permitiu-lhe trabalhar em várias áreas. Hoje trabalha com crianças e jovens em risco, é um testemunho assíduo do projeto Ubuntu!

Pretendemos acrescentar valor aos alunos do Ensino Secundário, através de uma manhã de empoderamento,
uma manhã de Faz Acontecer!

Partilhamos perspetivas,
acendemos probabilidades para o futuro,
hoje.
DESCOBRE O QUE NOS MOVE
Ilustração 1